SINAPE 2022 – Egressos do curso de Estatística da UFC são agraciados

Data de publicação: 8 de agosto de 2022. Categoria: Sem categoria

O Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA) informa, com muita satisfação e orgulho, que dois egressos do curso de Estatística da UFC foram agraciados entre os premiados no XXIV Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE), realizado em Gramado/RS de 31 de julho a 5 de agosto de 2022. O SINAPE é o maior evento brasileiro da área de Probabilidade e Estatística e tem reconhecimento nacional e internacional.

Os agraciados, egressos do curso de Estatística da UFC:

a) Rodney Vasconcellos Fonseca foi ganhador do prêmio 2022 da Associação Brasileira de Estatística (ABE) em nível doutorado com a tese intitulada: “Modelos de Análise de Dados Funcionais por Ondaletas: Fundamentos e Aplicações”, orientado pelo Prof. Aluísio de Souza Pinheiro (IMECC-UNICAMP). Atualmente Rodney é pós-doutorando no Instituto Weizmann de Ciências de Israel, desenvolvendo pesquisa na área de Big Data. Rodney já havia sido finalista no concurso de Iniciação Científica do XXI SINAPE sob a orientação dos docentes Juvêncio Santos Nobre e Rafael Bráz Azevedo Farias, ambos docentes do DEMA-CC-UFC.

b) Áurea Fonseca Lopes Galindo ficou com o segundo lugar do prêmio ABE 2022 de mestrado com a dissertação intitulada: “Semi-parametric models for independent and longitudinal data with limited réponse”, orientada pelo prof. Caio Lucidius Naberezny Azevedo (IMECC-UNICAMP) e co-orientador: Juvêncio Santos Nobre (DEMA-UFC). Ressaltamos que o prof. Caio é também egresso do curso de Estatística da UFC. Atualmente Áurea é doutoranda em Estatística na UNICAMP sob a orientação dos mesmos professores.

Ambos egressos foram bolsistas do Programa de Educação Tutorial PET – Estatística (UFC), sob a tutoria do Prof. Júlio Francisco Barros Neto (DEMA-CC-UFC).

Parabéns a ambos, Rodney e Áurea. Estendemos também as congratulações a todos que fazem o DEMA, servidores docentes e técnicos. Resultados assim são de nos orgulhar muito e reforçam que estamos (o DEMA) no caminho certo quanto à formação de nossos alunos. Esses mesmos resultados, e outros já alcançados, certamente se colocam como inspiração e incentivo para nossos atuais discentes.

Rodney e Áurea, estejam certos que estamos muitos orgulhosos e felizes pelo sucesso de vocês.

Fonte: SINAPE 2022; Prof. Dr. Juvêncio Santos Nobre, docente do DEMA/CC/UFC – e-mail: juvencio@ufc.br; Prof. Dr. Júlio Francisco Barros Neto, Chefe do DEMA/CC/UFC – e-mail: jfbarros@dema.ufc.br