Seminário sobre posicionamento em interiores e sincronização de sinais ocorrerá no próximo dia 29/06 às 16h no PPG em Modelagem e Métodos Quantitativos

Data de publicação: 27 de junho de 2022. Categoria: Sem categoria

Fonte: PPG em MMQ

O posicionamento em interiores tem muitas aplicações comerciais e industriais, porém os sinais de GPS não atingem os interiores dos edifícios. Diante disso, outras tecnologias são necessárias para localizar dispositivos móveis. Algumas dessas tecnologias são baseadas na medição dos tempos de voo dos sinais de radiofrequência (RF) e precisam de uma adequada sincronização na rede de comunicação. Neste seminário, os fundamentos do posicionamento em interiores e as dificuldades relacionadas serão brevemente explicados. Uma proposta para o posicionamento e sincronização conjuntos também será apresentada.

O Seminário será ministrado pelo Prof. Dr. Pablo Ignacio Fierens que é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires com mestrado e doutorado pela Universidade de Cornell (EUA) na área de Engenharia Elétrica. O palestrante é ainda investigador independente do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – CONICET desde 2018, tem vários artigos publicados em revistas internacionais, é membro do corpo editorial da revista IEEE Latin American Transactions e atuou como revisor de vários periódicos internacionais. Desde 2003 é professor titular do Instituto Tecnológico de Buenos Aires e no segundo semestre de 2022 atuará como professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos da UFC.

O evento é aberto ao público e acontecerá na próxima quarta-feira, dia 29/06 às 16h, na Sala 3 do Bloco 910 – Anexo do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada no Campus do Pici.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos – E-mail: mmq@dema.ufc.br; Fone: (85) 33669836