Curso de Bacharelado em Estatística da UFC obtém nota máxima pelo INEP/MEC

Data de publicação: 21 de junho de 2023. Categoria: Sem categoria

O Curso de Estatística da Universidade Federal do Ceará obteve o conceito máximo (nota 5) na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC). A visita in loco virtual ao curso foi realizada de 31 de maio a 2 de junho de 2023,  no formato remoto – como vem ocorrendo desde 2022, com a regulamentação da Portaria nº 265/2022 do INEP/MEC.

A excelente avaliação do Curso de Estatística é atribuída, pelos servidores docentes e técnico-administrativos e discentes, ao trabalho conjunto na construção do novo programa pedagógico e pelas diversas ações de melhoria do curso.

A avaliação externa in loco do MEC é um dos pilares avaliativos constantes na lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, observando três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura.

O coordenador do Curso de Estatística, Prof. João Welliandre Carneiro Alexandre, atribui a nota ao trabalho conjunto de vários agentes da comunidade acadêmica da UFC na construção do novo programa pedagógico do curso (PPC), aprovado em 2022 pelo Conselho da Câmara de Graduação/CEPE, e que foi o foco do processo avaliativo do MEC.

Segundo o professor, a construção do novo PPC começou logo após a última avaliação do curso ocorrida em 2017, na qual se havia obtido nota 4. Diversas etapas foram importantes nesse processo, mesmo durante os anos de pandemia (2020 e 2021), em que reuniões virtuais ocorreram nas instâncias do Núcleo Docente Estruturante, da Coordenação do curso e do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada, em parceira com a Pró-Reitoria de Graduação, a Coordenadoria de Projetos Acadêmicos do Centro de Ciências e a Representação Estudantil do curso. Um trabalho conjunto que agora foi recompensado e também ressaltado pelos avaliadores quanto à integração, harmonia e sentimento mútuo de trabalho entre os atores do processo em suas mais diferentes formas e setores dentro da Instituição.

Conforme o professor, o novo PPC procurou se aproximar das necessidades de mercado quanto ao perfil profissional do Estatístico e também mantendo a excelência de formação de alunos que tinham o perfil de ampliação de qualificação através do mestrado e doutorado, característica já reconhecida nacionalmente por diversas instituições. Dois aspectos integrantes das Diretrizes Curriculares Nacionais, se diga de passagem.

O curso, criado em 1964, próximo de completar 60 anos, ao longo dos anos tem evoluído e procurado formar profissionais qualificados para atender os anseios da sociedade, mas é sabido que há ainda aspectos a melhorar.

Nas últimas duas décadas investimentos em qualificação e infraestrutura, associados ao comprometimento institucional têm sido fatores primordiais para que se alcançasse esse êxito.

O coordenador do curso também salienta a atenção dada aos conteúdos curriculares e às ações de acompanhamento dos egressos a partir de seus retornos à universidade para trocar experiências com alunos em formação, elementos que foram objetos de destaque pelo avaliadores e que culminou para a excelente avaliação pelo MEC.

Outro ponto destacado pelo coordenador e bem identificado pela comissão avaliadora, foi a parceria entre a coordenação e o departamento nas ações tomadas ao longo do período, fator ressaltado pelos discentes aos avaliadores durante uma das reuniões da visita.

Em 2024, data que completa o sexagésimo ano de criação do curso, uma nota 5 obtida agora não é simplesmente um êxito, mas também uma ampliação das responsabilidades em busca de melhoria constante nos mais diversos pontos de avaliação. Novos desafios surgem e com eles novas oportunidades também.

Servidores do DEMA em comemoração à nota 5 do Curso de Estatística

Estudantes do Curso de Estatística em palestra na Semana da Estatística 2023

Estudantes do Curso de Estatística

Fontes: Prof. Dr. João Welliandre Carneiro Alexandre – Coordenação do Curso de Estatística (fone: (85) 3366 9793 / e-mail: estatistica@ufc.br); Prof. Dr. Júlio Francisco Barros Neto – Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (fone: (85) 3366 9840 / e-mail: dema@ufc.br)