UFC cria molho agridoce que atua como suprimento de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo – Professora do DEMA também assina o invento que garantiu a 26ª patente da UFC

Data de publicação: 24 de março de 2022. Categoria: Sem categoria

Molho agridoce criado pela UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)

A incorporação de frutas, hortaliças e legumes nas refeições constitui parte fundamental para a manutenção de uma dieta saudável, pois esses alimentos favorecem o suprimento de micronutrientes, fibras, proteínas e outros componentes com propriedades funcionais.

Visando unir a funcionalidade desses alimentos considerados saudáveis à praticidade dos alimentos de conveniência (prontos para uso), a Universidade Federal do Ceará criou um molho de sabor agridoce feito à base de frutas e hortaliças não convencionais, o que garantiu a 26ª patente para a UFC.

O invento foi originado no Departamento de Engenharia de Alimentos (DEAL), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC, elaborado em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e já conta com empresa interessada em seu licenciamento. A Carta patente, solicitada em 2016, foi concedida em março deste ano pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Além das Professoras Maria do Carmo Passos Rodrigues (DEAL/UFC) e Tatiana de Oliveira Lemos (UFMA), também assinam o invento: pela UFC, a Profª Aposentada Ana Maria Souza de Araújo, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada/Centro de Ciências; o Prof. Vanderson da Silva Costa, do DEAL; e a pós-doutoranda do Departamento de Física, Anida Maria Moraes Gomes; e pela UFMA, as pesquisadoras Ana Lucia Fernandes Pereira, Virgínia Kelly Gonçalves Abreu e Germania de Sousa Almeida Bezerra.

O invento foi matéria da Agência UFC.

Fonte: Profª Maria do Carmo Passos Rodrigues, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC – e-mail: carminha@ufc.br