Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Dep. de Estatística e Matemática Aplicada

Área do conteúdo

Estrutura Curricular da MI

O Curso de Matemática Industrial funciona em período diurno, cuja integralização de ocorrer com duração mínima de 4 (quatro) anos e máxima de 6 (seis) anos, em sistema de créditos semestral, com as disciplinas sendo ofertadas anualmente.

Consulte a Estrutura Curricular do Curso de Matemática Industrial no Portal Público do SI3/SIGAA

Carga Horária

A carga horária total do curso é de 3072 horas/aula distribuídas da seguinte forma:

Componentes obrigatórios: 2368 h

  • Núcleo Básico/Comum: 1344 h
    1. Disciplinas do núcleo básico/comum (incluídos os Seminários de Tutoria e Estágio Supervisionado ou Monografia): 1344 h
  • Núcleo de Formação Profissional: 1024
    1. Disciplinas do núcleo de ênfase de formação (duas ênfases de formação – pesquisa operacional e matemática computacional): 704 h
    2. Estágio Supervisionado ou Monografia: 320 h

Componentes eletivos: 704 h

  • Disciplinas optativas/livres: 448 h
  • Atividades complementares: 256 h

Estruturação da Matriz Curricular

  • A matriz curricular está estruturada em um Núcleo de Formação Básica, com 4 semestres, formado por disciplinas nas áreas de Matemática, Probabilidade/Estatística e Computacional, além de Inglês Técnico e Metodologia Científica.
  • O Núcleo Profissional com disciplinas ligadas a duas ênfases de formação, denominadas de Pesquisa Operacional e Matemática Computacional, cuja integralização poderá ser feita inteiramente em uma única ênfase ou a mescla das duas, com conhecimentos específicos de caráter obrigatório. A carga horária excedente das 704 exigidas de ênfase é utilizada como carga horária optativa. Nessa etapa os alunos deverão iniciar a integralização das disciplinas optativas/ livres, bem como ter a visão preliminar de qual atividade irá realizar para conclusão do curso, se monografia ou estágio supervisionado obrigatório.
  • Os últimos semestres devem ser dedicados à integralização dos créditos de restantes de disciplinas optativas/livres, como também às atividades de monografia e estágio, podendo o aluno escolher entre elaborar e defender monografia mediante banca qualificada, participar de estágio supervisionado com defesa de relatório com banca avaliadora. É possível que aluno possa realizar ambas as atividades, mas cuidado deve se ter para o acúmulo de atividades venha a prejudicar a conclusão do curso, portanto, uma orientação acadêmica se faz necessária.
  • As atividades complementares devem ser integralizadas a partir de uma vasta gama de atividades que o aluno poderá realizar no período de formação do curso, segundo carga horária definida em normativa própria da coordenação do curso.

Clique aqui para acessar o fluxograma do Bacharelado em Matemática Industrial.

 

Acessar Ir para o topo