ADUFC sindicato publica nota de pesar sobre o falecimento do Prof. Iberê Guimarães

Data de publicação: 28 de março de 2023. Categoria: Sem categoria

Nota de pesar sobre o falecimento do Prof. Iberê Guimarães, ex-diretor da ADUFC e fundador do curso de Estatística da UFC, publicado no site da ADUFC sindicato:

“A ADUFC-Sindicato lamenta profundamente a morte do Prof. Iberê Guimarães Aguiar  (1938-2023), aos 84 anos, na manhã desta segunda-feira (27), vítima de infarto. Ele era aposentado do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da Universidade Federal do Ceará (UFC), do qual foi um dos fundadores e o primeiro chefe. Também foi o primeiro diretor de Assuntos de Aposentados deste sindicato (gestão 1997-1999) e um dos responsáveis pela criação do cargo.

O docente ingressou na UFC em 1964, ano em que ajudou a criar o Curso de Estatística, à época ainda vinculado ao Instituto de Ciências Econômicas e, posteriormente, ao Instituto de Matemática. Com o desmembramento deste último, Iberê participou da criação do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada, em 1973, ao qual o curso, onde também exerceu o cargo de coordenador, passou a ser integrado, já no Centro de Ciências. Ele era bacharel em Matemática pela Faculdade de Filosofia do Ceará (1963) e tinha mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1979).

O Prof. Iberê Guimarães teve importante atuação sindical na luta pelo Plano Collor, inclusive compondo a comissão na ADUFC e participando ativamente das reuniões para garantir os benefícios dos docentes, e foi diretor regional do ANDES-Sindicato Nacional. Nas últimas décadas, centrou esforços na defesa dos direitos de aposentados e pensionistas dentro da universidade, participando da fundação da Associação de Docentes Aposentados e Pensionistas de Docentes da UFC (ADAUFC), em 1999, da qual foi diretor.

Docentes que conviveram com o Prof. Iberê Guimarães lembram com afeto dos momentos partilhados na universidade e o citam como grande entusiasta e mobilizador da luta docente, sempre engajado nas campanhas salariais da categoria e participativo nos encontros e eventos sindicais.

O velório ocorrerá a partir das 14h de hoje (27) na Funerária Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688 – Aldeota, Fortaleza), onde haverá um culto amanhã (28), às 8h. O sepultamento será logo em seguida, às 11h, no Cemitério Parque da Paz. Neste momento de grande dor e tristeza, a ADUFC reitera as condolências e oferece um abraço de conforto aos familiares, amigos e ex-alunos de Iberê Guimarães Aguiar, que deixará saudades.”

Fonte: Site da ADUFC sindicato – http://adufc.org.br/2023/03/27/nota-de-pesar-morre-prof-ibere-guimaraes-ex-diretor-da-adufc-e-fundador-do-curso-de-estatistica-da-ufc-aos-84-anos/