Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Dep. de Estatística e Matemática Aplicada

Área do conteúdo

Curso de Estatística realiza a XVIII Semana da Estatística e participa da IX Feira das Profissões da UFC

Data da publicação: 6 de julho de 2026 Categoria: Sem categoria

Curso de Estatística realiza a XVIII Semana da Estatística e participa da IX Feira das Profissões da UFC

O Curso de Estatística da Universidade Federal do Ceará promoveu, entre os meses de maio e junho de 2026, duas importantes ações voltadas à formação acadêmica, à integração entre universidade e sociedade e à divulgação da profissão: a XVIII Semana da Estatística (SEST 2026) e a participação na IX Feira das Profissões da UFC.

Realizada nos dias 27, 28 e 29 de maio, no Auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira, no Campus do Pici, a XVIII SEST reuniu estudantes, docentes, pesquisadores, egressos e profissionais em uma programação composta por palestras, painéis e minicursos. O evento proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e atualização sobre as diversas áreas de atuação da Estatística. No primeiro dia do evento, a SEST também recebeu a visita de estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Tomé Gomes dos Santos, proporcionando aos jovens a oportunidade de conhecer o curso, dialogar com docentes e discentes e ampliar o contato com a universidade e com a profissão do estatístico.                                                                                                                                                                                                                                                                             

A programação contou com a participação de convidados de instituições e empresas de referência, entre eles João Vitor Sousa, Juan Laziero e Camila Câmara, no Painel de Futuros Pesquisadores da UFC; Terso Willis Pinheiro Guerra (Unimed); Francisco Lopes (IBGE); Prof. André Jalles Monteiro (UFC); Gabriel Willis; Débora Ferreira (Instituto Atlântico); Rebeca Dieb (Grupo Boticário); e os Profs. Gualberto Segundo Agamez Montalvo e João Maurício Araújo Mota, que ministraram conjuntamente a palestra Mega-Sena: quando a sorte encontra a Estatística. A programação também incluiu minicursos ministrados pelos docentes Profa. Alessandra Cristina da Silva Farias, Prof. José Roberto Silva dos Santos e Prof. Rafael Bráz Azevedo Farias, além do minicurso Tratamento de Dados na Prática: do Caos à Análise com Python, ministrado pela GAUSS Jr., ampliando as oportunidades de capacitação dos participantes.

A XVIII SEST foi realizada por meio da parceria entre o Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA), a Coordenação do Curso de Estatística, o Centro Acadêmico XXIX de Maio (CAEST), a GAUSS Jr. e o PET Estatística.

                                                                                                                                   

Na sequência, entre os dias 9 e 12 de junho, o Curso de Estatística participou da IX Feira das Profissões da UFC, recebendo estudantes do ensino médio e demais visitantes interessados em conhecer a graduação e as possibilidades de atuação profissional do estatístico.

Durante os quatro dias de evento, o estande do Curso de Estatística apresentou informações sobre a estrutura curricular, as áreas de atuação profissional e as oportunidades oferecidas pela graduação. Os visitantes também puderam participar de atividades interativas e conhecer ferramentas que demonstraram, de forma prática e acessível, como a Estatística está presente em diferentes áreas do conhecimento e contribui para a tomada de decisões baseada em dados.

A participação na Feira das Profissões contou com o envolvimento de estudantes, bolsistas e docentes do curso, que colaboraram na recepção do público, esclareceram dúvidas sobre a formação em Estatística e compartilharam experiências sobre a vida acadêmica e o mercado de trabalho, tornando a visita ao estande uma experiência enriquecedora para todos os participantes.

                                                                                                                                                         

A realização da XVIII Semana da Estatística e a participação na IX Feira das Profissões reafirmam o compromisso do Curso de Estatística da Universidade Federal do Ceará com a excelência na formação acadêmica, a aproximação com a sociedade e a valorização da profissão, fortalecendo o diálogo entre universidade, mercado de trabalho e futuros estudantes.

 

Fonte: Coordenação do Curso de Estatística – e-mail: estatistica@ufc.br

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo