Carta aos Novos Universitários

Fortaleza, 22 de janeiro de 2016.

Da: Coordenação do Curso de Matemática Industrial

Ao(À): Novo(a) Universitário(a)

 

Caríssimo (a) calouro (a),

          Há algum tempo vivemos na era da informação, das novas tecnologias, da inovação e da globalização. As mudanças que vêm ocorrendo em níveis globais mostram claramente para onde o mundo moderno está caminhando. Nos últimos anos podemos perceber as inter-relações entre os quatros aspectos citados, os quais vêm transformando, com enorme rapidez, o mercado de trabalho.

          A partir de grandes transformações surgem também novas oportunidades e as empresas e instituições empenham-se em identificá-las para delas fazerem proveito. As empresas preocupadas em serem sustentavelmente competitivas estão sempre atentas às formas de se beneficiar de novas tendências e aplicá-las às suas organizações.

          Com o avanço das inovações tecnológicas e organizacionais, percebemos que caminhos promissores surgem e são inseridos no mercado de trabalho, desde que se apresentem em alto nível de qualificação profissional. De fato, o mercado de trabalho está cada vez mais seletivo e, assim, o profissional apto a atender às exigências e às transformações pelas quais passam as empresas detém melhores chances de sucesso.

          No entanto, poucos estão atentos à trajetória a ser percorrida para alcançar um alto nível de especialização, mesmo sendo muito vastos os segmentos e estes apresentam diversas possibilidades de especialização. Além disso, é difícil ter acesso a informações privilegiadas acerca das tendências do mercado de trabalho futuro quando não se tem um entendimento sólido sobre as necessidades atuais deste mercado.

          Para os jovens que iniciam suas reflexões acerca de uma carreira profissional e mesmo profissionais inseridos no mercado, ignorar as novas tendências dificultará o planejamento de uma inserção estratégica sustentável no mercado de trabalho. O conceito “Orientação de Carreira”, difundido no mundo todo, faz-se cada vez mais necessário.

Diante disso, refletir, planejar e traçar uma carreira futura torna-se condição vital para o sucesso profissional no mundo atual. E planejar uma carreira não é só escolher uma profissão ou um curso de graduação a seguir, mas também identificar quais segmentos de atuação para os quais o jovem ou profissional deverá se preparar, munindo-se de todas as ferramentas necessárias que trarão a qualificação e o diferencial competitivo desejados.

          Prezado calouro, por enquanto denominado pelos veteranos de “bixo”, neste momento de caráter diferencial e único, a Coordenação do Curso de Matemática Industrial da UFC gostaria de congratulá-lo pelo seu ingresso no curso e deseja-lhe que esta nova caminhada em sua vida seja repleta de realizações e sucesso. Esteja certo que você começa a fazer parte da história da UFC e, particularmente, deste curso, pois você integra mais uma turma. Ao mesmo tempo, colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos sobre o funcionamento do curso e sobre as atividades acadêmicas na Universidade Federal do Ceará.

           Aproveitamos para informar que estamos lhe aguardando em nossas instalações que estão localizadas no Campus do Pici, Centro de Ciências, Bloco 910, e cujos telefones para contato são 3366-9793/3366-9840 (Coordenação do Curso/Departamento de Estatística e Matemática Aplicada).

            Informações importantes sobre o curso podem ser obtidas também nas seguintes páginas na Internet: Coordenação -  http://www.dema.ufc.br/mi e Departamento de Estatística e Matemática Aplicada - http://www.dema.ufc.br, bem como, nas redes sociais.

            Seja bem vindo à UFC e ao curso de Matemática Industrial, estas são as suas novas casas. Faça boa uso delas e tenha em mente a responsabilidade e o comprometimento público, visto que você passa a ter acesso a uma vaga do ensino superior público, a qual muitos outros estudantes gostariam de ingressar.

 

Cordialmente,

 

 Prof.  Dr. Julio Francisco Barros Neto

Coordenador do Curso de Matemática Industrial

JSN Solid template designed by JoomlaShine.com