Estágio Supervisionado

O Estágio Supervisionado está subdividido entre o Obrigatório e Não Obrigatório, mas ambos seguem o que preconiza a lei do Estágio. O Estágio Supervisionado tem por objetivo inserir o aluno no mercado de trabalho. As atividades podem ser realizadas na Universidade ou em outras Instituições de Pesquisa, Empresas e Órgãos conveniados. O Estágio Supervisionado Não Obrigatório poder ser computado como atividade complementar que comporá a integralização curricular do aluno.

A integralização curricular prevê 160h/aula de estágio supervisionado obrigatório, e se trata de atividade eletiva entre a Monografia e estágio supervisionado obrigatório. Prevista preferencialmente para ser feito no sétimo e oitavo semestres do curso, perfazendo um total de 320h/aula. Ao final do estágio supervisionado obrigatório, o estudante deverá apresentar, perante uma banca examinadora, um relatório técnico, descrevendo as atividades desenvolvidas no estágio.


 Atenção:

Informamos que, por força da lei 11.788/2008 e da Resolução CEPE/32/2009, não é possível assinar termo de compromisso de estágio obrigatório ou não obrigatório nas seguintes condições:

  1. estágio em empresas/instituições sem convênio com a UFC;
  2. estágio que já iniciaram;
  3. estágio que já foram finalizados;
  4. estágio em choque de horário com disciplinas de graduação;
  5. estágio cuja carga horária semanal ultrapasse 30 h/semana, mesmo quando acumulado com outro estágio;
  6. estágio cuja carga horária diária ultrapasse 6h/dia;
  7. De alunos sem matrícula ou com matrícula institucional;
  8. Sem a identificação ou sem assinatura do professor orientador;
  9. De alunos de cursos de Pós-graduação.

Lembramos ainda que todos os termos de compromisso de estágio, tanto obrigatórios com não obrigatórios, devem ser encaminhados para a Agência de Estágios visando avaliação e cadastro no sistema. Os professores ou  coordenadores não devem assinar no campo destinado à UFC.

As explicações para essas exigências estão disponíveis na Lei N.º 11.788, de 25 de setembro de 2008 e a Resolução No 32 de 30/10/2009 do CEPE/UFC:


Os documentos a serem entregues na Coordenação do Curso para o Estágio Supervisionado Obrigatório I e o Estágio Supervisionado Obrigatório II são:

  1.     Cópia do Termo de Compromisso de Estágio e do Plano de Atividades de Estágio 
  2.     Cópia do Relatório Final de Estágio Supervisionado Obrigatório (Estagiário)
  3.     Cópia do Relatório Final de Estágio Supervisionado Obrigatório (Supervisor da Empresa)
  4.     Três cópias do Relatório das Atividades de Estágio Supervisionado (relatando as atividades desenvolvidas no Estágio)

Os documentos do item 1 são necessários para a matrícula na atividade de Estágio Supervisionado. Os documentos dos itens 2, 3 e 4 são exigidos na etapa final de cada Estágio Supervisionado. Os prazos para a entrega dos documentos estão definidos nas Diretrizes Orientadoras de Estágio Supervisionado, Monografia e Atividades Complementares.

Maiores informações sobre estágio podem ser consultados na Agência de Estágio da UFC.

Documentos para Download

Normas e Legislação

  1. Manual de Estágio, Monografia e Atividades Complementares clique aqui...
  2. Normas Internas sobre Estágio Obrigatório clique aqui...
  3. Lei de Estágio clique aqui...
JSN Solid template designed by JoomlaShine.com