Área de Concentração

O Mestrado Acadêmico do Departamento em Estatística e Matemática Aplicada (DEMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) contempla uma área de concentração, denominada Modelagem e Métodos Quantitativos, que abrange o desenvolvimento e aplicação de modelos e métodos quantitativos para o estudo e solução de problemas complexos que demandem uma abordagem multi ou interdisciplinar e requeiram técnicas matemáticas, estatísticas ou computacionais.

O estudo de problemas a partir de modelos quantitativos que procuram descrever seu comportamento é uma estratégia já usual. Uma das maiores dificuldades, porém, nesse processo encontra-se no fato de que o entendimento do problema e sua tradução através de expressões matemáticas demandam muitas vezes, especialmente no caso de problemas complexos, a atuação integrada de profissionais com conhecimentos nas áreas do problema e de modelagem, que precisam estabelecer uma colaboração em diversos níveis, desde o emprego de uma linguagem clara até a definição de uma avaliação dos resultados obtidos que reflita de fato as expectativas das áreas envolvidas. Uma formação interdisciplinar é de grande valia nesses contexto.

Essa área de concentração está dividida em duas linhas de pesquisa. A primeira, denominada Modelagem e Análise Quantitativa, conta com 9 docentes permanentes. Essa linha de pesquisa tem por finalidade atuar na modelagem de sistemas complexos, que envolvem aplicações nas áreas de física, química, engenharias, sistemas biológicos, comportamento sociais, entre outros. Espera-se desenvolver modelos estatísticos e matemáticos que garantam previsões, indicadores de tendência e tratamento de dados incertos/imprecisos, que possam auxiliar as tomadas de decisão e contribuir para o desenvolvimentos de inovações tecnológicas.

A segunda linha de pesquisa, denominada Inteligência Computacional e Otimização, composta também por 9 docentes permanentes, tem por finalidade desenvolver e aplicar de forma efetiva métodos e técnicas avançadas de computação, usando como base modelos matemáticos representativos de problemas de alta complexidade. As metodologias empregadas, de forma integrada, advêm de áreas como inteligência computacional, otimização discreta e contínua, e computação de alto desempenho. O crescente desafio em encontrar soluções otimizadas para os problemas reais oriundos das empresas/indústrias, visando agregar valor aos seus produtos, tem inspirado o desenvolvimento de métodos baseados em inteligência computacional e otimização mais eficientes.

A principal característica comum a essas linhas de pesquisa, que integram a área de Multidisciplinar/Interdisciplinar, é que os problemas estudados possuem uma motivação e demandam habilidades que transcendem as áreas de Computação, Estatística e Matemática, pois necessita-se interagir com outras áreas do conhecimento para se obter uma modelagem adequada e solução satisfatória. Vale ressaltar que a formação do corpo docente desse programa de pós-graduação abrange todas as áreas do conhecimento requeridas para permitir o avanço do conhecimento no âmbito interdisciplinar dos assuntos mencionados.

 

JSN Solid template designed by JoomlaShine.com